O que é isso?



Não é difícil encontrarmos várias pessoas que, em pleno curso superior, desistem da graduação por falta de afinidade.
O motivo disso é sem dúvida a forma como o vestibulando escolhe o que cursar: às vezes pelo status do curso, atribuído pela carreira lucrativa, outras, acredito que com menos frequência, por influência da família em um curso que não é do gosto do estudante.
Porém vou me ater aqui ao fato de muitos estudantes não procurarem saber da natureza do conhecimento que ele vai ter contato na universidade.

Observar quais caminhos aquela graduação que escolhemos pode (não necessariamente “vai”) nos levar profissionalmente é, sim, muito importante.
Por outro lado, passaremos cerca de quatro anos no curso em contato, todos os dias, com conteúdos específicos, e esse fato é importantíssimo na hora de escolhermos qual caminho seguir.


(qual terreno vamos explorar?)
Particularmente, a minha escolha pelo curso de letras foi construindo-se naturalmente.
Não que eu deixei de considerar outros cursos, pensei em fazer até biologia.
No entanto, fui percebendo, nos meus estudos pré-vestibulares (não um cursinho), que o conhecimento que eu pretendia ter em minha formação estava em grande parte no curso de letras, mesmo simpatizando com outras atividades (música, história).
Conversando com vários colegas, hoje, na universidade, é unânime a concepção de que o curso de letras é como um pré-requisito para a área que cada um pretende seguir depois da graduação (cinema, história, filosofia...).
É justamente nesse podo da escolha do curso universitário que devemos nos fazer algumas perguntas importantes: o que eu quero conhecer? Que tipo de conhecimento estou disposto a me aprofundar durante tanto tempo?

Onde saber o que vou estudar na graduação de letras?
Há algum blog (como esse?) feito por um estudante de letras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário